Mino Pedrosa

MPF-CE: No contra-ataque da arapongagem

4 jul 2017

A família Ferreira Gomes, anda correndo atrás do próprio rabo. O ex-governador do Ceará Cid Gomes, montou um aparato em parceria com o atual governador Camilo Santana, para cometer o crime de arapongagem, tendo como alvo o procurador do Ministério Público Federal Oscar Costa Filho.

O aparelho clandestino está dentro do próprio governo cearense, que usa setores para espionar a vida pessoal do procurador para promover chantagens.

Oscar Costa Filho nascido em Nova Russas, no sertão central cearense, nos 25 anos de atuação como procurador da República ele já colocou em xeque inúmeros concursos tanto em âmbito federal como estadual. A maioria, na área de educação. Não é de hoje que ele teima com o Enem. Primeiro, questionou a segurança do processo de aplicação das provas. Depois, pediu para invalidar o concurso por causa do vazamento da redação. Costa Filho já moveu ao menos 12 ações contra o Inep.

Vale a pena lembrar, que o ex-governador Cid Gomes, ocupou a pasta da educação no governo de Dilma Rousseff.

MPF prepara reação à investigação ilegal e aos ataques de Ciro Gomes ao procurador.
O procurador passou a ser espionado pelos agentes de Inteligência por apurar denúncias contra Cid Gomes.

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), através de sua Procuradoria da República, foi alvo de investigações não autorizadas, portanto ilegais, praticadas por agentes de Inteligência do Governo do Estado em duas situações. A primeira no governo de Cid Gomes (PDT) e a  segunda já na atual gestão do governador Camilo Santana (PT). O “alvo” da arapongagem clandestina foi o procurador Oscar Filho.

A notícia foi revelada, com exclusividade, na manhã desta terça-feira (4) no programa Ceará News (93.5 FM). Um documento enviado ao MPF-CE pela Controladoria Geral dos Órgãos de Disciplina da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGDOSPSP) confirma a investigação ilegal.

O primeiro momento da investigação aconteceu ainda no governo de Cid Gomes, quando Oscar Filho teria sido seguido pelos agentes da Inteligência e alvo de escuta telefônica clandestina, diante de sua postura de apurar desmandos do governo. Um documento encaminhado ao MPF-CE, com a assinatura da própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, teria admitido tal “investigação”, fato que gerou o início de uma apuração pelo Ministério Público Federal.
Após a denúncia

O segundo momento da “xeretagem” aconteceu já neste ano, após o mesmo procurador ter investigado e denunciado o ex-governador Cid Gomes como envolvido numa trama criminosa que resultou na concessão de um empréstimo milionário concedido pelo Banco do Nordeste (BNB) a Cid Gomes para a instalação de uma empresa na cidade de Sobral.

A investigação de Oscar Costa Filho contra Cid Gomes  resultou, recentemente, no recebimento e acolhimento da denúncia pela Justiça Federal contra o ex-governador, seu sócio e um grupo de funcionários  do altos e médios escalões do BNB, acusados de crimes financeiros.

Reação de Ciro

Diante do fato de sua denúncia ter prosperado na Justiça Federal e tornado Cid Gomes réu no processo criminal que pode levá-lo à cadeia, Oscar Filho passou a ser atacado publicamente pelo ex-governador e ex-ministro Ciro Ferreira Gomes, irmão de Cid.  O procurador chegou a ser chamado de “picareta” por Ciro durante uma entrevista.

Sintomaticamente, foi  também a partir do acolhimento pela Justiça da denúncia criminal do MPF contra o ex-gestor estadual, que a arapongagem voltou a funcionar contra Oscar Costa Filho e ele, então, passou ser seguido. O objetivo dessa atividade ilegal de Inteligência seria desqualificar o procurador, afim de que ele fosse desmoralizado publicamente. Os agentes teriam recebido ordens de descobrir em qual hotel Oscar Costa Filho estaria hospedado ou morando nos últimos meses e vigiar seus passos 24 horas por dia.

O MPF-CE deverá, nos próximos dias, se posicionar oficialmente sobre o episódio e anunciar a tomada de medidas que visem a apuração e responsabilização penal dos envolvidos no crime.

Publicidade

Anuncie Aqui